MEUS SEGUIDORES.TORNE-SE TAMBÉM UM SEGUIDOR! Para se tornar seguidor basta clik em: Particip deste!

****BLOG DO ACS ELISEU****

*************************************************

SINDRAS-PE

.***********************************************

Get Your Own Hi5 Scroller Here

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

PROJETO INCLUI ASSISTENTES SOCIAIS NAS EQUIPES DO SAÚDE DA FAMÍLIA

21/01/2010 09:00

Laycer Tomaz
Maurício Trindade disse que assistentes sociais serão de grande valia para o Saúde da Família.
A Câmara analisa o Projeto de Lei 6271/09, do deputado Maurício Trindade (PR-BA), que torna obrigatória a inclusão de assistentes sociais nas equipes do programa Saúde da Família.
Pela proposta, esses profissionais - que deverão estar devidamente habilitados e inscritos no respectivo conselho regional da profissão - atuarão em atividades estratégicas e nos núcleos de apoio das ações governamentais voltadas para o monitoramento das condições de saúde das comunidades visitadas.
O autor da proposta acredita que o trabalho dos graduados em Serviço Social nas equipes multiprofissionais do Saúde da Família "pode ser de grande valia para o sucesso do programa".
Atribuições
Maurício Trindade ressalta que diversas atribuições previstas na norma que regulamenta o ofício de assistente social (Lei 8.662/93) estão relacionadas à garantia do bem-estar da população. Entre essas competências estão:
- elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais junto a órgãos da administração pública, direta ou indireta, empresas, entidades e organizações populares;
- encaminhar providências e prestar orientação social a indivíduos e a grupos;
- planejar, executar e avaliar pesquisas que possam contribuir para a análise da realidade social e para subsidiar ações afirmativas; e
- prestar assessoria e apoio aos movimentos sociais no exercício e na defesa dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade.
Integralidade
O parlamentar lembra que um dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) é o da integralidade, segundo o qual o atendimento prestado deve envolver todos os aspectos relacionados à saúde.
"A ação da assistência social, em parceria com a atenção à saúde, será importante para a defesa dos usuários do SUS, em especial daqueles que tendem a sofrer discriminações, como as crianças, as mulheres e os portadores de deficiência", argumenta Maurício Trindade.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem - Marcelo Oliveira
Edição - Newton Araújo

4 comentários:

  1. ELISEU, O QUE ESTÃO FAZENDO COM OS ACS E OS ACES É A MAIOR TRAIRAGEM QUE JA SE VIU NESTE PAIS

    ResponderExcluir
  2. ELIZEU, A "CONACS" AGORA CHAMA OS ACE E ACS DO BRASIL DE "BURROS" OU "INGNORANTES"! VEJA A MAIORIA DOS ACE E ACS JÁ SABEM DOS TRÂMITES NECESSÁRIO PARA SE APROVAR UM "PROJETO DE LEI" NO CONGRESSO. A "CONACS" AGORA ESTÁ CRIANDO "DESCULPAS" PARA SUA "FALTA DE ACÃO" PARA APROVAR O NOSSO "PROJETO DE LEI". IMAGINE ACE E ACS DO BRASIL, SE FORMOS ESPERAR QUE "TODAS AS CIDADES DO BRASIL", REGULARIZE ATRAVÉS DE "LEI MUNICIPAL" NOSSO "PISO SALARIAL"!!! QUANTAS CIDADES EXISTEM NO BRASIL???? SEGUNDO A "CONACS" SÓ DEPOIS DISSO É QUE IREMOS RECEBER NOSSO "PISO SALARIAL"!!! A "CONACS" E O "GOVERNO LULA" ENCONTRARAM A "DESCULPA" IDEAL!!!!! "VIVA LULA" "VIVA DILMA" "VIVA A CONACS".

    ResponderExcluir
  3. estamos sendo enbrolados pelos deputados, mas devemos mostrar para eles que as politicas estam aí e vamos ver quem é que mandam, se o nosso pl não for colocado em pauta de votação e aprovado até o mês que vem ou imediatamente
    nós sairemos prejudicados, mas eles seram mais ainda por que nós estamos diariamente na casas
    da população todos os diaas. Se eles pensam que estam fazendo de nós bestas, veremos quem é o unico besta.

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo ANTONIO, essa é sem duvida a maior verdade. Os municipios precisam se adequar a lei federal, não é assim: aprovado em brasilia e os municípios tem que engolir! Não amigo, nao é assim que fuciona.

    É como se vc tivesse adotando um filho, e teve o pai a mãe a justiça que deu o direito. Agora para vc ter o filho em seus brasos (piso na mão) precisa ser registrado por em sua cidade e tem alguem que vai fazer o acompanhamento. Vc entendeu? É mais ou menos assim colega!.

    ResponderExcluir

Sejamos comedidos em nossos comentarios, comentarios QUE VENHA OFENDER E OU DENEGRIR a IMAGEM (PESSOAS) NÃO SERÁ PUBLICADO. Bem como comentarios racistas não serão permitidos, tambem de apologia ao crime ou a pornografia infantil e adulta!.
Os comentários são de inteira responsabilidade do leitor.
http://acseliseulimahotmailcom.blogspot.com/